Translate

domingo, 17 de junho de 2012

Radar salvou a Grã-Bretanha em 1940

  O radar foi a conquista tecnológica que talvez mais tenha influído na vitória dos países aliados contra a Alemanha. Na maior parte dos casos, a diferença qualitativa entre armamentos e equipamentos dos Aliados e do Eixo não era muito importante. Mas os radares ingleses e norte-americanos durante todo o conflito foram superiores aos seus congêneres alemães e japoneses. Duas das mais importantes batalhas da guerra fora fortemente influenciados pelo radar: a da Inglaterra e a do Atlântico.

  O radar é uma maneira de detectar um objeto distante através da emissão de ondas de rádio que, ao atingir um alvo, voltam ao aparelho. Sem o radar, o assalto aéreo maciço que os alemães montaram em 1940 como uma preliminar de um desembarque na Grã-Bretanha.

  Graças a uma rede de estações de radar, os ingleses podiam detectar os bombardeiros alemães bem antes de chegarem aos alvos. Com isso, a Real Força Aérea Britânica pôde dirigir seus parcos recursos de caça aos setores essenciais. Dois dos mais importantes princípios da guerra - surpresa e concentração de forças -  penderam para o lado britânico durante a batalha graças ao radar.

  Na batalha do Atlântico o radar foi vital para detectar submarinos alemães atacando à noite. Ao contrário do que se poderia imaginar, os submarinos típicos da Segunda Guerra Mundial operavam mais em cima do que do que embaixo da água. Submersos, tinham velocidade muito menor e eram vulneráveis ao sonar. Na superfície, além de mais velozes, podiam aproveitar a escuridão da noite para atacar de surpresa. Com o radar, que "enxerga" o alvo em qualquer condição de tempo, os submarinos voltaram a ser vulneráveis.

  A arregimentação do potencial humano para estoque de pesquisa bélica foi um a constante nos principais países combatentes. Grã-Bretanha, por exemplo, foi criado um cadastro nacional de pessoas com qualificação técnicas úteis. Na Primeira Guerra, ao contrário, um engenheiro poderia ser recrutado como mero soldado

                                                                                       (Citado no jornal Folha de S.Paulo, 27/8/1989.)

                        .
                                            Radar Britânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário